#TrocandoIdéia – Como devemos agir para superar os nossos problemas e ajudar o nosso próximo?
Alô meu povo! Tudo bem com vocês? Nós estamos muito bem!
Muito melhor agora, porque estamos aqui com vocês para mais uma sexta feira linda. E tudo fica mais lindo quando nós estamos juntos #TrocandoIdéia aqui na nossa coluna!
Hoje temos um excelente texto falando sobre a vida de Neemias!
Bora pro nosso texto?
Ah, não se esqueça de comentar no final e compartilhar em suas redes sociais, afinal de contas o que é bom precisa ser compartilhado, não acham?
A Paz meu queridos!
Como devemos agir para superar os nossos problemas e ajudar o nosso próximo?
Neemias 1:4 diz:
“E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”.
Creio que todos nós conhecemos a história de Neemias. Ele foi um exemplo de líder e até hoje muitas empresas e palestrantes, mesmo sem serem homens cristãos, em suas palestras usam este grande exemplo.
É bom lembrar que todos nós temos problemas, seja o rico, o pobre, o patrão, o empregado, os líderes (principalmente das igrejas, que são os que mais sofrem com ataques do inimigo), etc…
Mas devemos lembrar que em João 13:33 diz:
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
Até Jesus teve problemas aqui na terra: perseguições, aflições, calúnias, etc… Mas Ele venceu o mundo, como diz a palavra. Nossa confiança deve estar n’Ele.
Por maior que seja os nossos problemas, sempre tem alguém com um problema maior que o nosso.
Neemias era servo (Escravo do rei Artaxerxes), mas mesmo em sua situação de escravo ele se comoveu com a situação de seu povo.
Mesmo em nossas dificuldades, em nossos problemas, podemos deixar Deus nos usar para ajudar a resolver os problemas dos outros.
Neemias orou, clamou e jejuou para ir conversar com o rei.
Devemos parar de sermos egocêntricos. Quantas vezes nos prendemos somente em nossos problemas? Devemos olhar para o nosso próximo e despertar o desejo de ajudar os outros. Isso é um princípio cristão, tem que estar em nossos corações.
Neemias chorou com a situação de seus irmãos, do povo em Jerusalém. Ele era um ser humano e esta reação é normal. Devemos aprender a vivenciar os problemas para que as feridas se fechem.
Mas também não precisamos passar a vida toda se lamentando. Como já citado Neemias chorou, claro que chorou e por dias, mas o que ele fez? Continuou orando e jejuando até o momento certo para falar com o rei.
O mesmo deixou Neemias partir para ajudar a reconstruir os muros de Jerusalém.
Neemias foi usado grandemente por Deus, porque tomou posição e não aceitou ver aquela situação e ficar quieto.
Gostaria de deixar umas perguntas para que eu e vocês possamos refletir:
- O que temos feito quando nos deparamos com os problemas?
- Ficamos só nos lamentando ou tomamos posição?
- E com o nosso próximo, temos nos preocupados?
Um grande abraço, fiquem na Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré.
Rogério Freitas
E aí, curtiu o texto? E sabia que você também pode participar da nossa coluna? É fácil: entre em contato conosco pelo e-mail cfdoiskeepers@projetoide.org.br e iremos te dizer como você pode participar!