Vivendo em profundidade
Base – Hebreus 5:11-14
“11 Temos muito o que dizer a respeito desse assunto; mas, porque vocês custam a entender as coisas, é difícil explicá-las.
12 Depois de tanto tempo, vocês já deviam ser mestres, mas ainda precisam de alguém que lhes ensine as primeiras lições dos ensinamentos de Deus. Em vez de alimento sólido, vocês ainda precisam de leite.
13 E quem precisa de leite ainda é criança e não tem nenhuma experiência para saber o que está certo ou errado.
14 Porém a comida dos adultos é sólida, pois eles pela prática sabem a diferença entre o que é bom e o que é mau.”
Muitas vezes nós, que já temos algum tempo de evangelho, nos consideramos os mais sábios e vividos na fé, como se já estivéssemos salvos e não precisássemos mais desfrutar de novas experiências com Deus, afinal de contas, nós já somos os “bambambans” do cristianismo. Mas será que somos tão bons assim a ponto de não precisarmos mais de experiências com Deus? Ou somos tão autossuficientes que não precisamos mais do próprio Deus? Quantas vezes temos deixado Deus de lado, para vivermos pelo nosso próprio entendimento?
Na passagem de Hebreus vemos uma clara exortação a respeito dessa “autossuficiência”. Nela somos confrontados sobre o nosso nível de intimidade e profundidade na fé. Relata pessoas que já estão há um tempo considerável vivendo a carreira da fé, tempo este em que já deveriam ser mestres, mas não se aprofundaram e ainda estão como crianças, que ainda não podem discernir o que é certo ou errado.
- Já estou velha?
Aí vocês podem estar pensando: “mas Letícia eu já estou velha, como você pode me chamar de criança?”
Irmã, a bíblia diz que devemos ser como crianças para herdamos o reino dos céus, mas devemos ser como crianças na inocência e não no nível de intimidade com o Senhor.
Ninguém é velho demais que não possa ter experiências com Deus!
As nossas experiências com Deus não devem acontecer apenas no início da nossa carreira na fé, elas devem ser constantes em nossas vidas. Devemos ter o desejo de nos aprofundar cada vez mais e de sermos cada vez mais íntimos do nosso Pai. Quando você for mais fundo em nível de intimidade, mais fundo você terá o desejo de ir.
Não há nada melhor do que ter intimidade com Deus, do que se sentir amado e cuidado por Ele. Ninguém é velho demais que não possa se sentir amado e cuidado pelo nosso Abba.
- Desejo
Para ir mais fundo e passar do nível “Educação infantil” você precisa desejar. Deus é muito educado, Ele não faz nada em você, sem que, primeiro, você dê a Ele autorização. Ele nos deixa usar o nosso livre arbítrio, mesmo que decidamos não deixar Ele agir, Ele aceita.
Ninguém compra nada que não tenha vontade. Você não vai a uma loja e compra algo que você não queira, mesmo que você precise, se você não quiser comprar, você não vai comprar.
Assim também é com o evangelho, nós que já temos entendimento, sabemos que precisamos de Deus, mas se nós não desejarmos que Ele faça parte de nossa vida, Ele não fará. Nós por muitas vezes ouvimos que precisamos ir mais fundo, que precisamos viver o evangelho verdadeiramente, mas se não desejarmos viver esta profundidade, não há nada nem ninguém que nos fará ir mais fundo. Só iremos mais fundo quando desejarmos.
- Submersos
Ao passarmos a viver em profundidade, teremos diversas experiências com Deus. Ele nos mostrará que sempre esteve ao nosso lado, mesmo quando não o queríamos por perto, apenas nos guardando e torcendo para que desejássemos viver “coladinhos” com Ele.
Mas após você estar submerso, você não pode se contentar em apenas você estar lá. Tipo, eu já estou aqui, vivendo a plenitude do evangelho e do amor de Deus, e é isso que importa.
Nada disso irmão! Quando você já estiver submerso, você terá o desejo de trazer o resto da população mundial pra dentro desse marzão chamado GRAÇA.
E é nesse momento em que deixaremos de ser crianças que precisam de Danoninho, para nos tornarmos mestres que anseiam por vidas, que desejam mostrar pro resto do planeta que existe um Deus que nos guarda, que nos ama. Ansiaremos em mostrar para as pessoas um Deus que elas não conhecem, ou que só ouvem falar, um Deus que é mais profundo do que elas imaginam, um Deus que é paizão! Tipo aquele comercial da caixa “vem pra caixa você também, vem”, só que ao invés de caixa, gritaremos “vem pra graça você também”.
Viver com Deus é muito mais do que ir à igreja, Ele é mais profundo que isso, e nossa vida com Ele deve ser mais profunda que isso. Deixe de ser um membro do ministério dos “lustradores de banco” e vem pro mar, vem pregar o amor de Jesus, vem viver na maravilhosa graça. Vem viver Jesus.