A importância de se ter um amigo
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.
– Eclesiastes 4:9-12
Olá meninas, como estão?
Esse mês quero que façamos uma reflexão sobre a amizade!
Na Palavra acima, percebemos que estar acompanhado é melhor que andar sozinho. Podemos aplicar esse ensinamento em todas os relacionamentos, desde o casamento até as amizades.
Atualmente, é difícil reservar tempo para estar perto, conversar e fortalecer as relações. Tudo nos leva a manter contatos superficiais e assim perdemos a oportunidade de conhecer e construir amizades reais. Podemos ter muitas pessoas ao nosso redor e/ou muitos amigos nas redes sociais, mas quantas podemos chamar de amigos?
Em João 15:13 temos a seguinte Palavra:
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Assim podemos perceber que nosso maior, e melhor amigo, é Jesus Cristo! Ele foi capaz de dar sua vida por amor a nós sem merecermos. Mesmo em pecado e afastados de Deus, Ele abriu as portas para que tivéssemos um relacionamento com o Pai. Ele é nossa referência de amizade!
A Bíblia nos ensina também como ser e ter bons amigos, seguindo algumas características da verdadeira amizade: confiança, união, amor, auxílio e respeito.
Além disso, as pessoas que escolhemos para caminhar influenciam, diretamente, nossa vida, como por exemplo, onde iremos andar e o que iremos fazer juntos. É preciso buscar relacionamentos que nos inspirem a ser melhores e que nos aproximam de Deus.
As amizades relevam o poder da comunhão, pois caminhar com pessoas diferentes, mas com os mesmos propósitos e valores, nos possibilitam crescer e amadurecer. Não devemos criar laços com pessoas que nos levam a praticar o mal ou que nos querem por perto, por interesse.
A verdadeira amizade está presente nas adversidades, nos auxiliando a resistir nos dias maus. São um refrigério, revelando o amor de Deus presente e nos ajudam a prosseguir.
Deste modo, que possamos ser bons amigos, estar perto, fortalecer e auxiliar as pessoas ao nosso redor e assim, nos momentos em que nos faltar forças, Deus também enviará pessoas para estar ao nosso redor e demonstrar todo Seu amor e cuidado.
Um abraço,
Ana Santos.