top

Sogra e Nora

Abordando o tema “O papel da mulher na família”, comecei a refletir sobre a história de Noemi e Rute, sogra e nora, respectivamente, e isso me fez pensar mais uma vez se estamos fazendo o nosso papel de sogra ou nora conforme os olhos de Deus, conforme o que ele nos ensina em sua palavra, de como ser “sogra e como ser “nora”, que ao contrário do que o mundo nos propõe, ou seja, joga em nossas mentes, as velhas piadas ou frases prontas que sogra não serve pra nada, sogra só se intromete, sogra é um peso, e muitas outras falas que erroneamente pronunciamos. Quando casamos levamos para dentro de nosso lar, e esse “pré-conceito” implantado pelo próprio diabo gera contendas, discussões e destruição da família.

A palavra de Deus nos ensina totalmente o contrário, basta ler o exemplo de Noemi e Rute, onde podemos presenciar o compromisso de união e amor entre as duas; a fidelidade entre elas. E isso só acontece quando possuímos a sabedoria e entendimento de Deus. Quando cedemos, quando estendemos nossa mão, quando nos doamos por amor a família. Rute já não tinha mais seu esposo, estava viúva, e mesmo assim se comprometeu a não deixar sua sogra, e com certeza, Noemi era uma sogra-mãe, uma mulher ajudadora, sábia, que mesmo em meio as aflições teve muita fé, e protegeu sua nora.

Bem, o que podemos aprender com esse exemplo bíblico? Qual a marca que estamos deixando em nossa família? De uma sogra-nora conforme o que o mundo retrata ou conforme o que Deus nos ensina através de Noemi e Rute? Rute com sua atitude para com sua sogra, foi uma mulher abençoada, casou-se novamente e teve um filho, Obede, que foi ancestral do rei Davi e de Jesus Cristo.

Que nós mulheres de Deus possamos com nossas atitudes de amor e fidelidade mostrar o nosso papel na família, e como mulheres sábias, seja sogra, nora, mãe ou filhas, escrever uma nova história e declarar que a família é um projeto de Deus e jamais será frustrado.

Para que esse relacionamento entre sogra x nora ou genro seja saudável, é necessário que haja respeito às diferenças e espaços. Um clima de abertura e franqueza, com verbalização dos limites e demonstrações amorosas pode cooperar grandemente para que ambos (as) sejam bênçãos dentro da família.

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar