MÃE=PROTEÇÃO
O QUE UMA MÃE É CAPAZ DE FAZER POR SEU FILHO? (EXODO 2: 1 -10).
Nesse texto da Palavra de Deus relata a história de um dos maiores homens de Deus, Moisés. Desde seu nascimento até o seu chamado. Moisés nasceu numa época em que o Rei lançou um decreto, no qual declarava que todo menino Hebreu tinha que ser morto. Porém, Moisés, para que se cumprisse em sua vida o seu chamado, Deus deu estratégias para sua mãe.
Vamos refletir no exemplo de Joquebede e aprender algumas virtudes dessa mãe:
1- CORAGEM: v.2,3
Ela sabia que não tem como esconder uma criança por muito tempo então resolveu agir. Ela correu o risco.
Joquebede teve coragem para:
–esconder a criança, sabendo que os soldados caçavam bebês do sexo masculino;
–colocar o neném no rio, dentro de um cesto bem preparado para não afundar;
–ir ao rio na hora que filha do faraó fosse tomar banho, quando a princesa fosse tomar banho ninguém podia estar perto a não serem as donzelas que eram suas criadas. Mesmo assim Joquebede teve coragem de ir lá levar o neném.
–enfrentar a filha do Faraó, quando chamou Joquebede para amamentar a criança ela poderia descobrir seu plano e tudo acabar, mas preferiu correr o risco.
Quantas mães têm coragem de fazer coisas nunca pensadas antes. Uma mãe consegue forças para fazer o máximo por um filho sendo capaz de se doar totalmente.
Com certeza essa coragem vem de Deus. Joquebede devia orar por seu filho e dedicar sua vida para que Deus cumprisse nele o Seu propósito.
2- CRIATIVIDADE: v.4-7
Outra qualidade de Joquebede foi a criatividade para:
–fazer o cesto, de junco vedando suas gretas conseguindo os materiais próprios para isso (betume e piche) que não deviam ser fáceis de arranjar, mas ela deu um jeito.
–colocar no carriçal, que são os matos da beirada do rio, ou seja, o lugar certo para não deixar o cesto afundar.
–mandar a irmã vigiar, Miriã era o nome da irmã de Moisés e ela ficou vigiando para a mãe que certamente não agüentava olhar a cena. Isso garantiria que nada daria errado.
–na hora do banho da filha do Faraó, colocou o cesto com a criança de maneira que a correnteza o levasse até a princesa e chegasse até ela no momento certo.
–Mandar Miriã oferecer ajuda, como quem não sabia de nada a menina ofereceu arranjar uma mulher para amamentar o bebê.
As mães são criativas no sustento de sua família criando formas de manter seus filhos com o que tem. Sempre as mães dão um jeito de resolver os problemas dos filhos.
O Espírito Santo de Deus dá capacidade às mães para criar soluções para a família. Joquebede era uma mulher de oração, por isso era inspirada por Deus.
3- DETERMINAÇÃO: v.10
Do início ao fim Joquebede determinou que:
–não deixaria seu filho morrer, pois sabia que ele era escolhido por Deus, por isso teve coragem e criatividade;
–cuidando do menino, mesmo correndo risco de ser descoberta ela não temeu por que confiava na proteção de Deus;
–entregando para a princesa, sabendo que seria criado com o melhor e que Deus tinha um propósito para ele. Ela não hesitou em entregar o menino por que entendeu que tudo fazia parte do plano de Deus para preparar Moisés para liderar o povo de Deus.
Toda mãe tem essa determinação capaz de vencer tudo para abençoar seus filhos. Essa garra faz parte do instinto materno de toda mulher. Quando uma mãe quer abençoar seu filho ela vai até o fim.
Joquebede foi uma mulher determinada. Isso fez uma grande diferença na vida de Moisés que aprendeu a perseverar no deserto.
Essa mulher desconhecida da Bíblia é um grande exemplo e deixou sua marca não em seu nome, mas em seu filho Moisés. Do mesmo modo todas as mães deixam sua marca em seus filhos formando seu caráter, personalidade, temperamento e espiritualidade. (Pr. Welfany Nolasco Rodrigues).
Nos espelhemos nessa mãe.