top
Mulheres Mulher, Família e Sociedade MÃE, SEJA A MELHOR AMIGA DO(A) SEU(A) ADOLESCENTE!!

MÃE, SEJA A MELHOR AMIGA DO(A) SEU(A) ADOLESCENTE!!

psicopatologia-da-infancia-e-adolescencia-68-638

Olá MÃES!

Começo o nosso post desse mês com uma pergunta:

“Você tem filhos adolescentes? Qual o seu relacionamento com eles?”

Quero falar um pouco com cada uma de vocês, a respeito dessa fase tão “estranha” e ao mesmo tempo, tão maravilhosa da vida do ser humano.

  • Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social.
  • A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social.

Deus me deu três filhos, que já passaram por essa fase. E falo com toda propriedade, que foi a fase mais difícil para eles e para mim. É a fase da eterna insatisfação. Porém, é o momento das descobertas e é nesse ponto que quero chamar a atenção de cada uma de vocês. MÃES, fiquem atentas aos sinais que eles darão. E com certeza, darão muitos, e de várias formas, pois querem serem vistos e principalmente entendidos. Portanto, a “observação” será a  grande aliada de vocês e com a “sabedoria” vinda de Deus, conseguirão passar pelos conflitos dessa idade, juntos.

Observem quando eles demonstrarem interesse em participar de um grupo de amigos que possuem gostos em comum, passa a ser de maior importância, onde o modelo dado pelos amigos começa a extinguir o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de ser aceito por um grupo, ou certas diferenças em relação a outros  da mesma faixa etária , são  aspectos de maior importância na adolescência. Muitas vezes, pré-adolescentes ou adolescentes, sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos, tais como depressão ou anorexia. Portanto, a atenção da mãe é super importante nesta fase.

Algo muito importante:

  •  Seja PACIENTE;
  • AMOROSA;
  • CARINHOSA;
  • OBSERVADORA;
  • AMIGA; mas acima de tudo, seja MÃE. Diga “não” sem medo, quando for necessário.

Busquem em Deus as respostas para suas dúvidas relacionadas aos seus filhos. Gastem tempo com eles. Respondam seus questionamentos, para que eles não busquem respostas lá fora.

 

Não podemos esquecer do nosso encontro. Estaremos juntas, dia 02 de abril.

[youtube id=”DVC3OODuZfY” maxwidth=”400″]

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar