Loide: mãe e avó
“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” (2Tm 1.5).
Loide, não é uma mulher muito conhecida, no entanto o seu exemplo é deveras importante pois foi uma mulher que transmitiu uma herança nobre às gerações que lhe seguiram. “Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer, não se desviará dele (Pv 22:6). Loide, a fiel cristã, transmitiu a sua filha Eunice, que por sua vez transmitiu a Timóteo a mais nobre herança de fé e de convicção. Longe vai o tempo em que uma criança chegava a casa e encontrava sua mãe ou sua avó esperando por ela. Hoje as crianças tem como companhia a televisão e o computador. Mudanças típicas do tempo que vivemos. Mas é neste tempo que somos chamados a agir, a influenciar.
A família representa uma das áreas que mais precisa da nossa atenção. A presença de Cristo no lar, na vida dos membros da família, deve ser cultivada. É no seio da família que se encontram os homens e mulheres que Deus deseja usar para influenciar o nosso país. Mui grande é a nossa responsabilidade para com os nossos filhos e para com as gerações futuras. Loide não sabia que um dia Timóteo iria ser companheiro de Paulo em seu ministério.
Como mãe e como avó, Loide, aparentemente, colocou Deus em primeiro lugar em sua vida. Este seu amor pelo Senhor, certamente, serviu de testemunho a sua filha Eunice e a seu neto Timóteo.
O legado deixado por ela a seu neto o transformou em um jovem cristão que tinha a mente semelhante a do próprio apóstolo Paulo.
Ser mãe é um privilégio, mas ser avó é uma bênção! Amamos nossos filhos de todo o nosso coração, mas amamos nossos netos com um amor diferente e inexplicável.
Como avós temos também a obrigação de ensinar e de falar do amor de Deus a eles.
Podemos ver, pelos escritos de Paulo, que Timóteo aprendera bem as Escrituras quando ainda era menino. Ele disse:
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2Tm 3.14-17)
A nossa oração deverá ser, todos os dias, no sentido de que sejam fieis, no preparo seguro e completo das vidas daqueles que, um dia, o Senhor colocou em nosso regaço, para que os propósitos de Deus sejam neles concretizados.