FILHOS X DISCIPLINA SEM IRA
Olá mulheres / queridas MÃES DE PLANTÃO.
Ser mãe, com certeza, foi o maior desafio que já recebi da parte de Deus!
Digo isto porque, quando somos escolhidas para gerar um filho, não temos noção de como será, por exemplo, o lidar com esse filho. Quando nasce, você coloca o bebê onde quiser e ele fica. Quando o tempo vai passando e obviamente o bebê crescendo, vêm com esse crescimento algumas dificuldades em lidar com essa criança. Ela já não fica mais tão “quietinha assim”, é obvio e tem que ser assim.
O que estou querendo dizer é que desde pequeninos temos que lhes impor limites. Temos que buscar estratégias para lidar com eles sem lhes ascender a ira, assim como a palavra nos ensina.
(“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. ” Efésios 6:4).
Temos que ser: MÃE e amiga dos nossos pequenos, assim, quando se tornarem um adolescente, eles (as) permanecerão nossos amigos. E assim, se tornarão adultos excelentes.
Relembrando o nosso post anterior, amizade entre um adolescente e seus pais é a solução, praticamente para todos os seus conflitos. Então, essa é a dica para aquelas MÃES que ainda estão no inicio.
Deus nos deixou, escrito em Sua Palavra, muitas formas de lidar, ensinar os nossos filhos.
O livro de Provérbios foi escrito por Salomão, um homem muito sábio, inspirado por Deus. Nele está escrito algumas dicas de como educarmos os filhos:
- O que a Bíblia nos ensina sobre a disciplina de filhos?
a) Disciplina significa treinamento para agir de acordo com regras estabelecidas. (Provérbios 22:15 – A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da correção a afugentará dela). Os filhos precisam aprender que em todos os segmentos existem regras, normas, horários que devem ser cumpridos;
b) Disciplina significa correção. O texto de Ap. 3: 19 mostra o relacionamento de Jesus com uma igreja rebelde. Mas, apesar de ser rebelde, Ele a amava e, por isso, a corrigia;
c) Disciplina significa imposição de limites, (Provérbios 25: 28 – Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito). Qualquer liberdade sem limite é prejudicial. É preciso que se estabeleçam limites, e que estes sejam reconhecidos por todos.
d) Disciplina tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trará sabedoria aos filhos, descanso aos país, Pv. 29: 15-17, e livrará do inferno, Pv. 23: 13-14 - O mau uso da disciplina.
Não se pode usar a disciplina incorretamente, porque os prejuízos serão terríveis. Quando os pais dão ordens aos filhos e não esclarecem suas razões, quando são incoerentes, exagerados; quando agridem, espancam os filhos, estão sempre em discórdia e disciplinam os filhos sem motivo, esse mau uso da disciplina poderá vir a formar filhos desrespeitosos e revoltados. (Trechos da revista de estudos Bíblicos Aleluia)
Que busquemos, sempre em Deus, como educar os nossos filhos, e assim seremos bem-sucedidas.
Até o nosso próximo post.