A Senhora Noé
“Contigo estabelecerei uma aliança; entrarás na arca tu e tua mulher.” ( Gn 6.18)
Noé passou cerca de 100 anos construindo a arca e falando que haveria o dilúvio e que cobriria toda a terra. Vocês podem imaginar os deboches daquela geração corrompida? O dilúvio foi um juízo de Deus sobre aquela época, e o mundo foi destruído, somente 8 pessoas foram salvas; Noé, sua esposa, seus 3 filhos e as esposas de seus filhos; mais os animais. Neste estudo não quero falar de Noé e sim de sua esposa.
A Bíblia não relata o nome da esposa de Noé (para quem nunca ouviu falar dele Noé construiu a arca do dilúvio bíblico), então a chamarei de Senhora Noé.
- Quem foi esta mulher que a historia nem relata o seu nome?
- Em que a Sra Noé contribuiu na vida da sua família?
- Qual a importância dela na atualidade?
- Em que a Sra Noé pode ajudar a mulheres modernas e atuantes como nós em dias tão diferentes da época em que viveu?
Faço esses questionamentos para que eu e você como mulheres cristãs possamos seguir o exemplo da Sra Noé.
Nunca ouvi uma pregação sobre a esposa de Noé, porém lendo o relato de Genesis 6 sobre dilúvio, comecei a pensar na esposa de Noé, então percebi nela qualidades maravilhosas que servirá para permear nossas vidas e nos ajudar com nossas atividades familiares.
Fiquei imaginando o que essa mulher teve que ouvir quando seu marido obedecendo as ordens de Deus CONSTRUIU UMA ARCA, num lugar onde ninguém nem sabia o que era chuva. Quantas “ amigas” não debocharam dela, e ou até a aconselharam a largar o marido “insano”; os filhos e as noras de Noé também sofreram escárnio da sociedade da época.
Quão difícil deve ter sido dura a vida desta família. Você pode imaginar seu marido, sua família sendo escarnecida por cem anos, a mediada que o tempo passava e nada acontecia acredito que a família da Senhora Noé era assolada e perseguida.
A Senhora Noé teve papel importante nesta família, cuidou deles, os protegeu e apoiou seu marido em seus planos de construir a arca.
Enquanto Noé apressava-se em obedecer a Deus, a Senhora Noé o ajudava a cumprir o plano de Deus. COMO?
Ela passava os dias cuidando amorosamente do seu esposo, criando seus filhos e tomando conta da sua casa. Sua vida cotidiana simples passou a girar em torno do “chamado” do Senhor à Noé .
A Senhora Noé agora tinha suas funções cotidianas e mais algumas funções.
• ORAR – pela humanidade, por seu marido, por sua família, para que todos seguissem a Deus;
• OPTAR – optou por seguir os planos de Deus, em vez de seguir os princípios do mundo;
• ENCORAJAR – Noé em sua tarefa, todos os maridos inclusive Noé desejam ter uma mulher animada, firme, auxiliadora, que tenha palavras de esperança, apoio e segurança;
• INSTRUIR – compartilhar sua fé com seus filhos e noras, ensinar não só com seu exemplo de vida! Todos estavam em perigo;
• CRER – talvez tivessem surgido duvidas no coração da Srª. Noé a respeito da ARCA e do DILUVIO, mas preferiu acreditar na profecia;
• AJUDAR – a cuidar dos animais e os alimentos, limpeza do lugar etc. necessários para viagem de fé;
• SEGUIR – pela fé, seguir as instruções diárias do seu marido durante os 43.800 dias dentro da arca da salvação que os transportavam para um lugar desconhecido. ( 1Pe 3.20)
Talvez esteja passando pela sua cabeça, mas eu não sou a Senhora Noé, hoje são outros tempos, ela é um personagem bíblico, eu não sou capaz de fazer nada.
Engano seu, você pode sim, seguindo o exemplo da Senhora Noé!
Ore, Opte, Instrua, Creia, Ajude, Siga e Sirva ao Senhor teu Deus.
O artigo acima é colaboração de “Cida Augusto”
Pedagoga, Tecnico em Magisterio, atua na area de educação há mais de 15 anos. Educadora… trabalha com crianças de educação infantil a ensino fundamental I( 1ª a 4ª serie).
Livro: Mulheres Esquecidas da Bíblia – Carolyn Custis James