Relação Pais X Filhos
Os filhos, desde pequenos sempre procuram encontrar apoio, informações, e tudo o mais junto aos pais, e nem sempre estes estão dispostos a “perder tempo” com as famosas “coisas de criança”.
Depois, quando surgem os problemas, perguntam-se “Meu Deus, onde foi que eu errei?”
Você errou quando aquele garotinho veio interromper “aquela coisa importante que você estava fazendo”, e você disse que não tinha tempo. E ele decepcionado procurou outra pessoa não tem bem intencionada o ensinou, mas, de maneira errada.
Sempre devemos ouvir as dúvidas dos filhos, por mais ocupado que estejamos, por mais tolas que sejam. Meia hora de diálogo pode evitar tantas dores de cabeça futuras.
A base de tudo deve sempre ser a família instruída pela palavra de Deus, a Bíblia. Filhos são bênçãos de Deus!
Eles precisam sentirem-se seguros de que seus pais estão dispostos a ouvi-los e esclarecer as dúvidas.
Portanto, tenham sempre em mente a enorme importância que tem o diálogo entre Pais e Filhos; e isso desde o início, desde quando são bebês e não sabem falar, mas, sabem ouvir. Desde a mais tenra idade as crianças têm necessidade de se sentirem ouvidas, precisam saber que são importantes para seus pais. Não basta dar-lhes beijinhos duas vezes por dia e nem comprar-lhes presentes caros.
O mais importante é dar-lhes atenção desde o início e depois, diálogo, muito diálogo.
É preciso admitir que manter um bom relacionamento com os filhos não é tarefa fácil. Mas, os conselhos da Bíblia pode nos ajudar. A sabedoria desses conselhos restauram muitas famílias. Vejamos:
A) ENSINE SEUS FILHOS A AMAR A DEUS
Amarás, pois ao Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as forças. E estas palavras, que hoje te ordeno estarão no teu coração. DT 6:5,6
B) RESERVE TEMPO PARA SUA FAMILIA
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. DT: 6:6,7