top
Mulheres Educação Política é coisa de criança?

Política é coisa de criança?

Política é coisa de criança?  Há meses que nada movimenta mais as conversas cotidianas do que os assuntos políticos.

O atual cenário político tem dado nó na cabeça de muita gente, tanto pela incerteza do futuro, quanto pela velocidade em que os fatos caminham e o tensionamento do debate.

A discussão está em todo lugar, desde a escola até encontros familiares. Com toda essa agitação que vemos na mídia, internet e nas ruas, é normal que as crianças tenham dúvida e queiram entender os processos que estão por trás; Impeachment, operação Lava-Jato, novo Presidente…

Eles ouvem, observam, têm dúvidas e, querem participar. Mas, política é coisa de criança? Com certeza, sim!

As crianças estão o tempo todo fazendo política, questionando as regras, negociando combinados… Para Josiane Gomes Soares, Psicóloga e representante do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, é fundamental que os pequenos estejam inseridos nas discussões, porém a forma de abordagem deve ser sensata, dentro de um contexto que elas possam compreender. Falar de política para as crianças não é muito fácil, porque política é simbólica e abstrata. Porém, ouça as dúvidas das crianças e explique o que lhes interessa saber de forma simples, correta e adequada a sua idade.

Explique aos pequenos que as discussões que se tomam no congresso e as leis que se aprovam afetam diretamente suas vidas. A importância de exercer o voto e ser um cidadão ativo e comprometido.

Saiba aproveitar a turbulência das notícias políticas para ensinar seus filhos o básico sobre esse mundo, nem sempre bonito, mas, necessário. E, ressalte a importância da ética, caráter, respeito.

 

Fonte: Sempre Família.

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar