Obesidade Infantil
Há duas décadas atrás, criança gordinha era sinônimo de saudável. Atualmente, a obesidade infantil, é um problema de saúde pública.
“Tratamos a obesidade como uma epidemia pelo ritmo vertiginoso de aumento que está tendo no mundo, e o Brasil acompanha esse fenômeno” diz Inês Rugani, nutricionista.
De acordo com dados do IBGE, 47,6% de crianças brasileiras de 05 à 09 anos, tem obesidade ou sobrepeso. Isto deve-se a mudanças de hábitos alimentares, ampla oferta de produtos hipercalóricos e menos atividades físicas nas horas de lazer.
Em menos de 05% dos casos, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabiologia o excesso de peso, se deve a doenças endocrinológicas.
Para avaliar se as crianças estão acima do peso, médicos se baseiam em um gráfico de índice de massa corpórea (IMC), método que divide o peso pela altura ao quadrado.
A obesidade infantil pode causar nos pequenos problemas considerados de adultos, como diabetes, colesterol alto, insônia e hipertensão. “Essa criança terá mais predisposição a obesidade no futuro” diz o médico Daniel Magloni, da Divisão de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.
Os médicos afirmam que, em praticamente 100% dos casos, os culpados pela obesidade infantil são os pais. Afinal, o ambiente familiar determina o comportamento do filho até a idade adulta.
“Será mais difícil uma criança ter um estilo de vida saudável se ela tem pais sedentários que COMEM, COMEM e COMEM! Junk Food” diz Luiz Vicente Berti, endocrinologista do hospital e maternidade São Luiz.
PARA COMBATER A OBESIDADE INFANTIL:
- Estimular a prática de atividades físcas (trocar o passeio ao shopping por uma ida ao parque);
- Diminuir o tempo de TV, vídeo, games e computador (muitas vezes, esses hábitos vem acompanhados de ingerir alimentos não saudáveis como salgadinhos, bolachas recheadas, etc.);
- Oferecer alimentos saudáveis para a família inteira;
- Servir de exemplo para a criança;
Uma criança inserida em um contexto familiar de prática de esportes, alimentação saudável e outros bons hábitos, terão facilidade para se adaptar a esse modo de vida e manter distância da obesidade.
Fonte: Guia Infantil