top
Mulheres Educação O que colocar na lancheira dos filhos?

O que colocar na lancheira dos filhos?

Nesta etapa os pequenos já se adaptaram à rotina escolar. Agora os pais enfrentam um novo drama: O que colocar na lancheira dos filhos? Quais seriam os alimentos adequados? Saudáveis e ao mesmo tempo apetitosos?

Preocupados em oferecer ao filho uma alimentação nutricionalmente equilibrada e também, diante dos gostos e preferências das crianças, os pais muitas vezes acabam por não saber o que fazer no momento de montar o cardápio.

Embora apreça uma tarefa fácil, não é tão simples assim montar uma lancheira. Na hora de a preparar, você não deve pensar apenas no que ele gosta de comer, mas especialmente no que é saudável.

Diante de gerações cada vez mais sedentárias e gordinhas, a tradicional lancheira precisa ser vista com muito carinho pelos pais. Pois o desenvolvimento da criança, depende de uma alimentação saudável durante o horário escolar.

É necessário evitar a mesmice e opções muito calóricas, fazendo combinações harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas.

Ao preparar a lancheira, primeiro, leve em conta o período em que a criança estuda, e a refeição que faz antes de ir à escola. Depois se certifique de que estejam mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar (Construtores, Reguladores, Energéticos e Carboidratos), além de uma bebida para hidratar (água, água de coco, ou suco natural).

Infelizmente a pressa do dia a dia, faz com que os pais passem no supermercado e peguem os produtos mais práticos, mas nem sempre os mais ideais. Pois os produtos industrializados apresentam alto teor de açúcar, gordura e sódio. E o consumo em excesso destes produtos pode levar a doenças, como diabetes, hipertensão e obesidade. Desse modo, uma lancheira composta por alimentos selecionados vai contribuir para o bom crescimento e desenvolvimento físico da criança.

Além disso, o que a criança aprende durante a infância, nesse caso hábitos alimentares, também estarão inseridos influenciará em seu comportamento no que diz respeito à saúde, na fase adulta.

Portanto substitua alimentos nocivos, por alimentos saudáveis. A combinação de um bom planejamento no preparo do lanche, alimentos saudáveis e horários regulares de refeição, faz com que seu filho tenha uma alimentação importante para seu desenvolvimento.

A alimentação deve ser um momento alegra, divertido, afetivo e de novas experiências. Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo com que a lancheira seja um extensão da alimentação de casa.

 

Fonte:

  • Revista Crescer
  • http://www.maetipoeu.com.br
  • http://www.comerparacrescer.com.br
  • Revista Pais & Filhos

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar