Lápis x Teclado
Ser criança é correr, pular, brincar… Brincar?!
Quem não se lembra das estripulias da infância? Histórias contadas pela vovó, banhos de chuva, queimada, amarelinha, esconde-esconde… Momentos inesquecíveis que marcaram nossas vidas. Como já dizia o resultado da pesquisa realizada pelo site Tech Dirt, Live Strong:
“As crianças da geração atual, que nasceram na era dos computadores, tablets, smartphones e principalmente da internet, algo com que as pessoas da geração anterior só puderam ter contato maior no início da adolescência. Essas crianças possuem uma maior facilidade e um rápido aprendizado quanto ao uso das tecnologias. Outra consequência desse contato precoce com computadores é a utilização do teclado antes mesmo do lápis pelas crianças, já que hoje, é cada vez mais comum vermos os pequenos aprendendo a escrever o nome primeiramente pelas teclas do qwerty ou notebook dos pais do que a partir de um livro de caligrafia.”
Apesar da acessibilidade à tecnologia, o papel dos pais continua sendo fundamental na educação das crianças. Cabe aos pais a responsabilidade de limitar a relação entre a criança e a internet. Saber impor limites é essencial no crescimento dos pequenos, pois o convívio com o mundo exterior também é muito importante, visto que hoje em dia muitos acabam trocando os amigos reais pelos virtuais.