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A importância do brincar na infância

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Brincar é uma necessidade básica assim com a nutrição, saúde, habitação e educação. É um direito de todas as crianças do mundo, garantido no Princípio VII da Declaração Universal dos Direitos da Criança – UNICEF.

É uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, também a faz feliz, e por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar ao próximo e a ser solidária. A criança deve sentir prazer ao brincar e, o brinquedo certo é aquele que diverte, que lhe desperta a curiosidade e o interesse, que lhe estimula a concentração, o raciocínio, a atenção e outras qualidades indispensáveis ao desenvolvimento psicomotor e cognitivo.

O brincar e o jogar são momentos indispensáveis para qualquer ser humano. É com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, os outros e o mundo que está ao seu redor. Desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.

O brinquedo e o ato de brincar completam o mundo mágico infantil, pois é uma das principais formas de autodescoberta e vivências da própria criança partindo da percepção de seus limites e de suas possibilidades explorando seu ambiente através de suas brincadeiras de uma maneira saudável e produtiva, contribuindo assim, para a integração de suas primeiras experiências culturais. A importância do brinquedo decorre de sua capacidade de instigar a imaginação infantil. Ao ver o  brinquedo, a criança é tocada pela sua proposta, reconhece umas coisas, descobre outras, analisa, compara e cria sua imaginação, se desenvolve, assim como suas habilidades também. Sua sociabilidade se desenvolve, ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar sem visar recompensas nem temer castigos.

Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida, sua saúde física, emocional, intelectual, aspectos estes que dependem, em grande parte, dessa atividade lúdica. Além dos educadores, a família também possui grande influência nessas questões da inserção das brincadeiras na vida da criança. É preciso que os pais se conscientizem de que o brincar é mais do que somente um passa tempo, elas são uma das formas mais eficientes que a criança possui para conhecer e se inserir no meio em que vive. Na medida em que a criança imita os mais velhos em suas atividades diárias, ela cria oportunidades para seu desenvolvimento intelectual e social. Por isso a importância da interação dos adultos.

Infelizmente, nos dias atuais, muitas crianças possuem algum déficit psicomotor ou treino necessário para seu desenvolvimento motor. Muitas destas são crianças que não praticam nenhuma brincadeira ou atividade que exige desgaste físico, são crianças que passam o dia em frente a televisão ou o computador. Estas crianças tornam-se regredidas, manipuladoras, com baixa resistência a frustração, apresentando também dificuldade no trato social e no desenvolvimento pedagógico. Portando, brincar é vital, primordial e essencial, pois, esta é a maneira como o indivíduo utiliza para se estruturar como sujeito da emoção, razão e da relação.

 

Fonte: GoogleWebLight; Portal Educação; Revista Pais e Filhos

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