top
Mulheres Educação A Importância da Leitura (Parte 02)

A Importância da Leitura (Parte 02)

Olá meninas,

Neste post daremos continuidade ao tema “A Importância da Leitura”.

Uma das dúvidas apresentadas pelos pais é: Quando começar a ler para os pequenos? E a resposta é: Bom, não existe idade para a leitura.

Uma pesquisa publicada pela revista Science afirma que desde a gravidez, a partir dos 06 meses de gestação, o bebê já pode ouvir tudo o que a mãe diz; sendo este o melhor momento para ouvir histórias e canções. E assim, ao nascer, seu bebê á reconhecerá sua voz e conseguirá a distinguir dentre as demais. Ouvir a voz da mãe tranquiliza, conforta e dá segurança aos bebês.

Todos sabemos que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, capacidade verbal e concentração das crianças. É importante que os livros estejam presentes no dia a dia das crianças, do mesmo modo que os brinquedos.

Os livros nos enriquecem e nos levam a mergulhar em aventuras, histórias e em riquíssimas informações.

Um leitor não nasce, se faz. Tornar a leitura um hábito cotidiano, levará seus filhos a sentirem prazer em ler.

Além disso, se os pais compartilharem do momento da leitura, os filhos estabelecerão um vínculo especial com a leitura e também com os próprios pais. Desde novas, é imprescindível que as crianças aprendam a importância de buscar conhecimento mediante à leitura. E ao ler para a criança escolha um ambiente tranquilo e longe de qualquer distração. Não é necessário esperar que ela comece a ler para ter contato com os livros.

Existem livros para todas as idades, só com ilustrações, para bebês, com textos e ilustrações, só com textos, enfim, o importante é saber escolher o livro que mais se adeque ao seu(sua) filho(a). Lembre-se: os benefícios do livro para as crianças são incalculáveis.

Levar a criança querer ler, buscar saber, a adentrar no mundo da arte, do desenho e da imagem (através das ilustrações), aumenta sua habilidade de escrita, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências e cria alternativas de diversão/prazer a ela. A criança aprende a converter facilmente as palavras em ideias, a trabalhar com o emocional, aprende valores comuns, desenvolve consciências, de modo que conheça a si, formando critérios e, a ajudando a escrever e se relacionar melhor socialmente.

O LIVRO É UMA GRANDE JANELA PARA A FORMAÇÃO DE TODOS OS SENTIDOS.

Os pequenos gostam de imitar os pais, logo, se seu(sua) filho(a) observar que há livros em casa e que os pais leem, despertará nele(a) uma vontade em conhecer e tentar compreender o que está escrito, trazendo consigo um amor pelos livros e pela leitura. E isso terá um resultado melhor do que, se caso, você impusesse um horário regrado para o(a) forçar a ler.

Existem muitos livros bons de autores nacionais, tanto quanto autores internacionais (em versões traduzidas), basta você descobrir como escolher os melhores livros para o(a) seu(sua) filho(a).

Tenho algumas dicas para te ajudar a escolher:

  1. Respeite a faixa etária do(a) seu(sua) filho(a);
  2. No ato da compra, veja qual livro faz mais sucesso para a idade do(a) seu(sua) filho(a);
  3. Converse com os professores de seu(sua) filho(a), consulte especialistas ou pessoas de sua confiança;
  4. Ao descobrir um livro que você e seu(sua) filho(a) gostem, procure mais livros do mesmo autor;

Não se esqueça: Incentivar a leitura para uma criança é criar uma cultura onde ela goste de buscar conhecimento, o que fará diferença por toda sua vida.

  • O livro Best Seller de todos os o tempos é a “Bíblia Sagrada”, leia-a para seu(sua) filho(a) e, ensine-o(a) a praticá-la.

REFLEXÃO:

A Bíblia nos instrui a respeito da educação das crianças, portanto ensinar os pequeninos no caminho do Senhor é uma responsabilidade a qual não podemos fugir.

 

“Um país se faz com homens e livros.” – Monteiro Lobato [principalmente o livro dos livros, a Bíblia]

 

Fontes:

  • GuiaInfantil.com
  • Revista Crescer

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar