top
Mulheres Educação Comunicação em Família é importante?

Comunicação em Família é importante?

Vivemos na era da informação e da facilidade em acessar os meios de comunicação. E por quê a comunicação em família tem sido tão afetada ultimamente?

Olá meninas, como estão? No post deste mês, falaremos sobre comunicação familiar, e como a tecnologia vem influenciando-a.

Atualmente estamos cercados por aparelhos eletrônicos (TV’s, rádios, computadores, telefones, celulares e jogos) que abrem janelas para o mundo, e nos permitem conhecer muitas coisas.

Estranhamente, porém, o uso de toda essa tecnologia (no trabalho, em casa e até nos momentos de lazer) parece estar afetando o diálogo mais próximo entre as pessoas. O “falar de perto”, a dedicação de um tempo para conversas e a atenção ao outro, passou a não ser mais comum e especial para as famílias modernas.

Se pensarmos que a necessidade da conversa é que levou à criação de boa parte dos aparelhos eletrônicos, poemos imaginar a importância do diálogo, nas mais diversas situações.

Infelizmente temos presenciado a decadência da comunicação em todos os setores da sociedade, principalmente no âmbito familiar. Porém somos convictos de que um dos segredos para um casamento e uma família feliz é a comunicação.

É por meio da comunicação que se transmite confiança e segurança nas relações afetivas, principalmente dentro da família e, posteriormente, por toda sua rede social.

A forma como a criança irá interagir socialmente dependerá da qualidade de apego e afeto que os pais tiveram com ela, possibilitando, desta forma, que ela se torne uma pessoa segura, com uma boa auto estima ou, ao contrário, ansiosa, fria e distante, no contato interpessoal.

Para que a comunicação seja estabelecida é necessário que se dispense um mínimo tempo possível ao convívio com os filhos. Estes são momentos preciosos que devem ocorrer informalmente.

Cada dia possui 1440 minutos; com um pouco de planejamento é possível reservar parte desse tempo para um momento de descontração com os filhos. Um tempo para riso, bate papo, ler histórias, brincadeiras, etc.; essa prática, enriquece a convivência e reforça os laços familiares.

A comunicação é de vital importância e precisa ser prioridade em nossos relacionamentos.

Paciência, respeito, perseverança, amor e abertura ao diálogo, são essenciais para que as coisas funcionem bem.

Uma boa comunicação no lar, tem o poder de influenciar os filhos, produz paz e bem estar em casa, esclarece dúvidas e ao mesmo tempo cria um ambiente de confiança entre os membros da família, e tudo isto se transforma em bênçãos de Deus.

 

FONTE:

  • www.editoraopet.com.br
  • www.clicfilhos.com.br
  • www.epcampobella.com.br

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar