ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?!?!
O mês de Outubro está chegando. Dia das Crianças!!! Você pensa em presentear seu(sua) filho(a) e ele(ela) te surpreende ao pedir de presente um animal de estimação.
Antes de embarcar nessa aventura animal, pense bem que tipo de bicharada quer trazer para casa.
Dos clássicos cães, gatos, aves, peixes, coelhos, roedores, há animais para todos os gostos, bolsos e tipos de crianças.
Faça uma escolha consciente: Quanto ao espaço físico, rotina diária da família, quais os custos envolvidos, se combina com a personalidade e temperamento de seu(sua) filho(a).
É importante adequar o tamanho do animal ao tamanho da criança. Sabemos que há grandes benefícios no convívio de crianças com animais. As crianças sorriem e se divertem muito com eles. Especialistas afirmaram que o contato entre eles desde a mais tenra idade faz com que o sistema imunológico fique “acostumado” as investidas dos agentes alergênicos, com isso a criança cresce menos propensa a desenvolver alergias. Os peludos, cascudos ou bicudos e companhia também prestam as contribuição com o desenvolvimento social e emocional dos pequenos. Para uma convivência saudável, a criança deve ser ensinada a respeitar as necessidades, os limites e até a privacidade do animal.
Entenderão que tem uma companhia para brincadeiras, horas alegres ou tristes, mas, que não é como um brinquedo. Precisam de atenção, respeito e amor. Elas também aprenderão a conviver com várias etapas da existência que é um ciclo e que um dia termina. E o difícil aprendizado de lidar com as frustrações e sobreviver as perdas.
Diante dos benefícios ao adquirir um animal de estimação é importante considerar:
- Todos os membros da família devem estar de acordo com a chegada do bichinho.
- Assim como os humanos, eles precisam de assistência médica, seja por emergência ou consulta de rotina. O veterinário deverá fazer parte do cotidiano.
- Há sempre a necessidade da supervisão de um adulto nas brincadeiras, pois, o animal pode ter um desvio de comportamento, dependendo de como eles conceitem. Se a criança o chatear, ele pode ser agressivo.
- Dê ao animal, carinho, afagos, atenção, muito amor e nunca, jamais o abandone.
Estudos comprovam que o contato com animais ativa áreas do cérebro relacionado com as emoções proporcionando a sensação de bem estar físico e mental.
Crianças que crescem ao lado de animais de estimação são mais felizes e saudáveis.
FOTOS: REDDIT.COM
Fonte: Personare/Revista Crescer/Acolhida