top
Mulheres Educação A importância de impor limites

A importância de impor limites

Dados do Censo de 2013 do IBGE mostram que a taxa de fecundidade no país está diminuindo. O Brasil está vivendo a fase do “filho único”.

Dentre os fatores apontados pelas famílias, destaca-se a difícil tarefa de educar. COMO IMPOR LIMITES AOS PEQUENOS, em uma sociedade onde a moral e a ética tornaram-se valores banais?

A Psicóloga Ana Maria dos Santos, reafirma como primordial uma educalçao regrada com limites, “Educar ainda é a principal tarefa dos pais e da família. A rotina de cuidar com limites, são as regras que vão dar organização tanto na vida cotidiana, quanto na psique da criança. Isso faz com que ela cresça mais segura para lidar com questões afetivo-emocionais e com os relacionamentos, seja dentro da família ou no mundo externo.

As crianças não nascem com problemas de comportamento, elas adquirem ao longo do convívio com os pais, com a educação que recebem. A maioria dos pais, as vezes, peca por excesso de superproteção, por amor, por não querer fazer o que teve na sua educação e não gostou. Acabam perdendo o bom senso, porque educar é “impor limites”, saber dizer “não!”.

É preciso que os pais estejam seguros para que possam transmitir a informação de limites de forma clara e simples; isso vale para as birras, na alimentação, broncas e afins.

Quando os pais não conseguem estabelecer regras e limites, a criança passa a se sentir insegura, e tem dificuldades em lidar com perdas e frustações. Além disso, dominam e manipulam os pais.”

Na Bíblia Sagrada, encontramos respostas para diferentes situações. O livro de Provérbios tem um padrão equilibrado de instruções quanto a criação dos filhos. “Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” Pv 22:6.

Encontramos vários textos que ensinam que a sabedoria não é inata, mas, é algo a ser contruído e transmitido pelos pais, a quem Deus delegou a tarefa de educar, cuidar e instruir.

Exemplo disso é o texto de Deuteronômio 6: 1-9. Educar para a vida, não esquecendo-se que as crianças aprendem com exemplos! Ações, muitas vezes, falam mais alto que palavras (1 Timóteo 4:12)

Fonte: www.igrejanovajerusalem.com.br

Deus atribuiu aos pais a responsabilidade de educar os filhos. Alicerçados na palavra de Deus que é justa e verdadeira. Instrui-los com valores éticos, morais e espirituais, tendo uma vida íntegra com Deus.

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar