A importância da leitura
A leitura é a maneira mais antiga e eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. É preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Com a globalização e a aceleração das transformações comunicacionais e digitais da modernidade (televisores, computadores, celulares, etc.), o ato da leitura, infelizmente foi adquirindo um lugar secundário, isso resultou em pessoas desinteressadas pelos livros, possuindo um vocabulário pobre.
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Durante a leitura descobriremos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e acima de tudo prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, e se comunica melhor de forma geral.
Márcia Tim (professora de literatura Augusto Laranja) afirma. “Por meio da literatura, a criança desenvolve a criatividade, à imaginação e adquire, conhecimentos, valores e cultura”
Para o escritor Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.
No próximo post daremos continuidade a este assunto “Importância da Leitura”, abordando os seguintes temas:
- Quando começar a ler para seu filho.
- Como incentivar seu filho a ler.
- Os benefícios da leitura.
- Dicas de livros.
Até a próxima.
Reflita:
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a sua própria história”. – Bill Gates
Fontes:
Educarparacriancacrescer.abril.com.br
Revista nova Escola