Fake News
FAKE NEWS. Você já ouviu falar neste termo?
Olá meninas, tudo bem? No post desse mês falaremos sobre Fake News, que é uma expressão em inglês que pode ser traduzida como “Notícias Falsas”.
Ultimamente têm sido frequentes as publicações, principalmente em redes sociais como Facebook e Twitter, de notícias que aparentemente parecem ser verdadeiras, mas que não possuem nenhum fundo de verdade.
Estas notícias, espalhadas em questão de segundos, podem afetar a vida de milhares de pessoas, construindo ideias falsas sobre políticos, celebridades, autoridades públicas, pastores, dentre outras figuras expostas.
Sabemos que para construir uma boa reputação se demora anos e até mesmo uma vida inteira, mas que para destruí-la, basta apenas uma notícia mal intencionada e um clique.
Por estarmos em tempos de eleições, as “FAKE NEWS” têm aparecido em grandes proporções, e diante disto precisamos redobrar os cuidados com os tipos de informação que chegam às nossas mãos, buscando sempre averiguar a fonte.
A legislação brasileira, infelizmente ainda não trata especificamente sobre as “FAKE NEWS”, porém algumas condutas relacionadas à propagação de notícias falsas já configuram crime, como calúnia, injúria ou difamação.
Além disto, os indivíduos que compartilham de notícias falsas publicadas, na intenção de prejudicar determinada pessoa, podem responder perante a Justiça também.
Grande parte do que pensamos e decidimos é influenciada pelas informações que recebemos, por isso, como formadoras de opiniões (seja dentro de casa, no trabalho, na igreja ou em qualquer outro local) e mulheres sábias que somos, precisamos estar sempre atentas ao que lemos e assistimos.
Para finalizar, vale lembrar do que a palavra de Deus diz em Êxodo 23:1: “Não espalharás notícias falsas, nem darás a mão ao ímpio para seres testemunha de injustiça.”
Que sejamos sal da Terra e luz do mundo!
Um grande abraço!