top
Mulheres Direito e Cidadania Direitos Fundamentais das Mulheres

Direitos Fundamentais das Mulheres

Olá meninas! Este mês é um mês muito especial para nós não é mesmo? É o nosso mês, o mês em que comemoramos o Dia Internacional das Mulheres!

Por esta razão, quero trazer para vocês os Direitos Fundamentais das mulheres. Você sabe quais são?

Antes de tudo, é preciso lembrar que Direitos Fundamentais são aqueles direitos básicos, sem os quais a nossa vida se torna impossível de ser vivida de maneira saudável e plena.

  • Direito à vida;
    · Direito à liberdade e a segurança pessoal;
    · Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação;
    · Direito à liberdade de pensamento;
    · Direito à informação e a educação;
    · Direito à privacidade;
    · Direito à saúde e a proteção desta;
    · Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família;
    · Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los;
    · Direito aos benefícios do progresso científico;
    · Direito à liberdade de reunião e participação política;
    · Direito a não ser submetida a tortura e maltrato.

A Organização das Nações Unidas, que é uma organização de nível internacional, tem se preocupado com as condições de vida de milhares de mulheres ao redor do mundo, e por isto decidiu elencar alguns direitos que são importantíssimos para nós.

O objetivo da ONU é que estes direitos sejam reconhecidos por TODOS ao redor do mundo, mitigando todo e qualquer tipo de preconceito, abuso e exploração contra a mulher, e servindo de base para a elaboração de leis e programas sociais voltados à proteção e dignidade da mulher.

Para nós, que vivemos em um país livre, pode até parecer muito óbvio os direitos acima elencados, mas lembre-se que muitas mulheres ao redor do mundo não possuem nem um terço destes direitos.

Em um post anterior (Como estão as mulheres ao redor do mundo?), vimos a situação em que se encontram milhares de mulheres, que são humilhadas, desrespeitadas, escravizadas pelo próprio governo e pela sua própria família. Muitas não possuem o direito de escolher nem com quem se casar, não podem falar em público, não podem escolher sua profissão, não podem sair sozinhas…

Enfim, são tantas privações que estas mulheres sofrem! Que em nossas orações possamos nos lembrar delas!

E que você, mulher, ao olhar estes direitos, possa agradecer ao PAI por ter nascido num país livre, que apesar de TUDO, é um país que tem alcançado avanços significativos para os direitos femininos.

 

Os direitos fundamentais das mulheres estão disponíveis em: http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2005/mulher/12direitos.htm

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar