Fuxico e Papel Machê
FUXICO
Em junho tivemos uma aula muito interessante de fuxico.
O fuxico é uma técnica artesanal que remonta há pelo menos 150 anos, que aproveita restos de tecido. O fuxico consiste em umas trouxinhas de panos, feitas costurando círculos recortados de sobras de tecidos. Costuradas umas as outras essas trouxinhas formam colchas, toalhas de mesa, caminhos de mesa, capas de sofá, almofadas, peças de vestuário, bolsas, bijuterias; para decorar panos de copa, caixinhas de madeira, tiaras, camisetas e muito mais.
Com o uso de diversos tipos de dobradura e composições é possível obter diferentes e lindos tipos de flores, além de muitos tipos de bichinhos como, por exemplo, borboletas, corujas e joaninhas.
As alunas aprenderam como fazer os fuxicos, para decorar sacolas , bolsas, tiaras, amarradinhos para cabelo, camisetas etc.
As peças foram guardadas e serão vendidas no bazar de final de ano.
“Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso, estamos alegres” (Sl 126:3)
PAPEL MACHÊ
A aula do último sábado de julho foi transferida para o dia primeiro de agosto. Nesse dia na oficina de artesanato foi utilizada a técnica de papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários e decorativos, entre outras. Com essa massa rústica, podemos modelar objetos utilitários e decorativos. Neste encontro trabalhamos com a massa para cobrir potes de vidro e plástico, caixas de leite vazias, modelagem em quadrinhos e bijuterias.
As peças ficarão secando até a próxima aula. Nesse dia elas serão pintadas e decoradas, para serem vendidas, e o valor arrecadado será enviado para o Projeto Ide Maceió.
O Grupo Manancias convida todos para participar da próxima oficina no dia 29 de Agosto às 16:30hs na igreja.
” Portanto enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé ” Gálatas (6:10)