top
Estudos A Síndrome de Uzias

A Síndrome de Uzias

Texto: 2Cr 26.1-15

O rei Uzias tinha um excelente desempenho como servo do Senhor Deus. Como referência disso temos a expressão que está registrada no verso 7: “Deus o ajudou…”. Em função da ajuda de Deus, Uzias vence seus inimigos: os filisteus; os arábios e os meunitas. Como crentes em Jesus, nós também temos três inimigos em potencial: o mundo, a carne e o diabo.

Uzias foi um vencedor, entretanto, na vida cristã não basta vencer. Veja o que Paulo nos fala:

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Ef 6:13

O grande desafio da vida cristã não é simplesmente vencer, e sim permanecer inabalável, ou seja, firme na fé. E é exatamente aqui que percebemos uma síndrome na vida de Uzias que tem sido reproduzida em milhares de cristãos desde então.

O que é Síndrome?

Conjunto de sintomas que evoluem simultaneamente e caracterizam ou podem caracterizar uma doença.

A síndrome de Uzias é uma doença espiritual na qual há destruição e ruína. Analisemos o verso 16, repare a expressão: “… exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína…”

Você sabia que a exaltação é o primeiro pecado registrado na Bíblia, que foi exatamente o pecado de Satanás?

Quando o grande pregador Billy Grahan terminava suas cruzadas, um grupo de conselheiros oravam intensamente por ele para que o seu coração não se exaltasse.

Há um perigo iminente no coração que se exalta — a síndrome de Uzias. Observemos as características do coração exaltado:

I. EGOÍSMO

O coração egoísta deixa de buscar a Deus em primeiro lugar, deixa de respeitar o próximo e busca seus próprios interesses. Temos o exemplo do que estava acontecendo na igreja de Corinto (1Co 13.5).

O coração egoísta despreza seus semelhantes e geralmente se julga capaz de resolver qualquer problema sozinho. Têm a si mesmo como o centro de todas as coisas.

Uzias entra no Templo para queimar incenso ao Senhor, uma atividade reservada apenas aos sacerdotes. Nem Jesus Cristo que é o filho de Deus, fez tudo sozinho:

  1. Jesus enviou os doze discípulos adiante de si (Mt 10.5-15);
  2. Jesus envia 70 discípulos;
  3. Na multiplicação dos pães e peixes, os discípulos são usados no milagre;
  4. Jesus delega responsabilidades aos seus discípulos para continuarem a sua obra (At 1.8).

Se você​ acha que a sua vida, talentos, dons e etc. são indispensáveis a Igreja de Cristo, e que ela não pode fazer nada sem você, cuidado, você já pode estar sofrendo da síndrome de Uzias.

II. DESPREZO A PALAVRA

Uzias conhecia a Lei, e sabia muito bem que aquele ato era função dos sacerdotes. Observe as referências à essa Lei, instituída pelo próprio Deus:

  1. Êx 30.7,8;
  2. Nm 3.10;

O coração exaltado não reconhece o valor da Palavra de Deus, ele a despreza. Há muitas pessoas correndo atrás de revelações mas não se dão ao trabalho de lerem a Bíblia. Quando Paulo e Silas pregavam em Filipos, a jovem possuída de um espírito de adivinhação dizia: Estes homens são servos do Deus Altíssimo…, por vários dias.

Os pecados que trouxeram as piores consequências na história do povo de Deus, foram os pecados relacionados com a desobediência.

III. INSUBMISSÃO

Outro aspecto relativo a síndrome de Uzias é a insubmissão. Entenda, todos nós estamos sob a autoridade de alguém. A autoridade provém de Deus.

Veja a palavra de Samuel a Saul quando este desobedeceu ao Senhor:

“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos …”

O verso 17,18 nos dizem que os sacerdotes (80 deles) resistiram, ou seja, tentaram impedi-lo de tal ato. Destaco a expressão “homens da maior firmeza”, na parte “b” do verso 17. É necessário firmeza para se opor ao insubmisso.

  1. Saul pecou com insubmissão ao Senhor e perdeu o reino;
  2. Davi pecou som insubmissão ao Senhor e uma peste assolou Israel;

Entretanto, o texto nos informa que Uzias não aceitou a exortação e insistiu no erro. O insubmisso só se apercebe do seu pecado quando a mão de Deus é pesada sobre ele. A insubmissão também é um sintoma da síndrome de Uzias.

CONCLUSÃO:

A síndrome havia tomado Uzias de tal sorte que este estava cego e obstinado em seu intento maligno. O texto nos informa que Deus o feriu com lepra, e isto aconteceu diante dos olhos dos sacerdotes. Por sua lepra, Uzias foi retirado do meio do povo e seu filho reinou em seu lugar.

A síndrome de Uzias tem conduzido, ainda hoje, muitos crentes a morte espiritual e a separação da obra do Senhor. Há muitos que têm lutado contra as hostes espirituais da maldade com um desempenho incrível, entretanto, têm deixado de perseverar.

Lembre-se, a síndrome de Uzias ataca exatamente após a vitória, quando tudo está aparentemente bem, é aí que ela vem.

Deixo para você a palavra de João em Apocalipse:

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.”

Ap 3.21

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar