top
Estudos Servos & Servas

Servos & Servas

Nós aprendemos no estudo anterior que uma das qualidades de um verdadeiro adorador é ser servo de Deus, isto é muito importante, pois se você deixar entrar no seu espírito a verdadeira visão do que ´ ser servo de Deus, muitos conceitos que você tem a respeito do chamado de Deus para a sua vida irão cair por terra e conseqüentemente você começará a dar mais frutos, e sua vida será muito mais abençoada.

Talvez você esteja pensando porque isso interessaria tanto para um ministro de música? Acontece que se você não entender o conceito de Deus a respeito disso, a música que você toca ou canta dentro da igreja não surtirá efeito espiritual nas vidas, ou seja, será tudo em vão, entenda, se não houver serviço, dedicação e entrega na vida dos músicos não haverá manifestação do poder de Deus.

Quando há ministração de louvor e adoração na casa de Deus, os ministros de música adoram ao Pai, conseqüentemente a presença de Deus se manifesta na vida deles, e eles servem de canal de benção entre Deus e o povo, agora se os ministros de música da Igreja não forem servos de Deus a ministração não estará sendo dirigida para Deus e sim para o povo, com o intuito de receber algo do povo e não de Deus. Não haverá comunicação entre Deus e o povo, pois o canal está sujo.

Neste nosso novo estudo, estaremos falando sobre alguns tipos de servos que encontramos hoje em dia dentro da casa de Deus, não perca veja em qual deles você se encaixa e permita que o Senhor visite a sua vida com grande poder.

A expectativa de Deus em relação as nossas vidas

Muito tem sido escrito hoje, sobre a nossa expectativa em relação a Deus, acerca de tudo aquilo que esperamos que Ele realize em nosso favor.

Tem aumentado a cada dia o número de livros, estudos e pregações, que tratam dos nossos direitos como filhos de Deus.

A música também tem sido um grande instrumento para a propagação desta maravilhosa mensagem.

Ele é o Deus que cura, liberta, faz proezas, nos dá prosperidade, nos faz mais que vencedores, que derrota os nossos inimigos, enfim Ele é poderoso para realizar e operar o seu poder em nossas vidas.

Isso tudo é maravilhoso, é uma grande verdade, que temos que receber em nossas vidas com muita alegria e gratidão. O grande problema que encontramos hoje no meio das Igrejas, é o extremismo, muitos Pastores tem dedicado suas mensagens somente para dizer o quanto Deus pode oferecer para as nossas vidas, “aceite a Jesus pois Ele te dará prosperidade”, “busque ao Senhor pois Ele destruirá seus inimigos”, “reivindique suas promessas”, “tome posse da sua herança”, “peça o que quiser pois você é filho do Rei”, são frases mais do que repetidas nos sermões de hoje em dia, e isso tem feito que muitas pessoas se tornem egoístas diante de Deus, fazendo com que o único diálogo que tenham com Ele seja para pedir algo material, cobramos do Senhor uma fidelidade que muitas vezes não temos para com Ele. Precisamos abrir nossos olhos espirituais para enxergar aquilo que Deus tem esperado de nós.

A partir do momento que temos este pensamento a respeito do Senhor, estamos demonstrando que não temos um conhecimento da palavra de Deus, em Efésios 1:4-6 nos mostra que Ele nos criou com um propósito de sermos santos e irrepreensível diante Dele em amor, para o “louvor da Sua Glória que nos deu gratuitamente no amado”.

Se você deixar entrar esta palavra em seu coração, você irá mudar toda a sua maneira de se relacionar com o Senhor.

Não adianta pedir, nada ao Senhor se não vivermos conforme Ele deseja. Neste texto de Efésios vemos algumas qualidades que Ele espera reconhecer em nós, vejamos:

1. “Ele nos elegeu, antes da fundação do mundo, para sermos SANTOS…”

Quando lemos que Ele nos elegeu, tem que gerar uma alegria tremenda em nossos corações, veja bem, você não conhece a Jesus por acaso, você foi eleito por Deus para ser santo, Ele te enxerga como alguém especial e valoroso por isso você foi escolhido para desfrutar desta vida de santificação do Senhor, e isso é um privilégio, e não uma carga!!!.

Muitos quando lêem sobre ser santo, entende como uma carga imposta por Deus, uma ordenança visando te privar de uma série de coisas mundanas com o objetivo de testá-lo. É por isso que muitas pessoas têm dificuldade de ter uma vida santificada, veja bem no livro de Mateus 11:29 diz “tomai sobre vós o meu jugo…”, e no verso 30 diz, “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Jesus está nos mostrando que tudo aquilo que Ele nos oferece é mais leve do que o que o mundo nos oferece, então devemos buscar a santificação como um prêmio do Senhor, e não como uma tarefa árdua.

No livro de II Tessalonicenses 2:13 diz, “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a SANTIFICAÇÃO do espírito…” O Apóstolo Paulo demonstrava a esta igreja a alegria de terem sido escolhidos para uma vida de santificação.

Deus deseja que sejamos santos para que tenhamos acesso à uma comunhão íntima com Ele, pois o pecado nos afasta de Deus, e qual é o Pai que não deseja ter comunhão com seu filho?

Portanto, se você não tem vivido uma vida santa diante de Deus, é necessário que se arrependa de seus pecados e se posicione diante Dele, em I Tessalonicenses. 4:7 diz que, “Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação”, o primeiro chamado de Deus para a sua vida é ser santo, em Romanos a palavra nos mostra que o pecado não tem mais domínio sobre nós, pois estamos debaixo da graça e não debaixo da lei. Você tem domínio sobre os seus sentimentos e vontades por isso nada justifica viver em pecado.

A partir do momento que Jesus morreu na cruz por nós Ele nos deu autoridade para vencermos a satanás através de seu nome, em Tiago 4:7 diz que temos que nos sujeitar à Deus resistir ao diabo e então ele fugirá de nós.

Se você deseja ter uma vida em comunhão com Deus o caminho principal é a santificação, pois no livra de Hebreus 12:14 nos ensina que sem a santificação ninguém verá o Senhor. Deus não aceita o pecado, é impossível que haja comunhão vivendo em pecado pois o Senhor não pode conviver com ele.

Em II Coríntios 7:10 diz: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte.

Peça a Deus que ministre em seu coração a tristeza Dele em relação ao pecado, pois este sentimento produz arrependimento, e não peso e acusação.

Muitos não conseguem se arrepender pois o seu sentimento em relação ao pecado é uma tristeza segundo o mundo que opera a morte, é um sentimento que produz acusação, medo, jugo, auto-destruição, e carrega a pessoa para um abismo ainda maior, mas o sentimento que vem de Deus te faz entender que o amor de Deus pode te purificar, faz com que reconheçamos a grandeza de Deus e a necessidade de termos um concerto com Ele, nos faz sentir nojo do pecado e não nojo de nossas vidas, a palavra de Deus diz que se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça.

A santificação te levará a um novo tempo com Deus.

“…irrepreensíveis diante Dele…”

O Senhor nos chamou para sermos irrepreensíveis, no dicionário Aurélio a palavra irrepreensível, significa que é alguém a quem não se pode repreender, ou seja, alguém em quem não enxergamos erros.

O texto de Efésios 1:4-6 mostra o que realmente Deus deseja enxergar em nós, pois o texto não esté se referindo a uma opção de vida, mas diz que Deus nos escolheu para vivermos desta forma. Ao mesmo tempo em que ser escolhido por Deus nos traz uma tremenda satisfação, traz também uma grande responsabilidade, pois quando pecamos estamos indo contrário a tudo aquilo que Deus desejou para nós.

Isto é uma responsabilidade de todos aqueles que nasceram de novo em Cristo Jesus, mas se torna ainda maior quando se trata de pessoas servem na casa do Senhor, pois aquilo que somos é o que transmitimos, se vivermos em pecado de maneira alguma fluirá a unção de Deus quando estivermos ministrando, pois Deus não convive com pecado.

Um dos maiores problemas que enfrentamos hoje dentro das Igrejas, é a falta de caráter de muitos cristãos, muitos fazem diversas promessas, que não conseguem cumprir, fazem votos diante de Deus, e simplesmente não cumprem, fazem promessas e se esquecem, compram e não pagam, a alguns anos atrás eu trabalhava com venda de carros, vendíamos carros para Pastores de diversos ministérios, mas em um determinado dia, o responsável do banco que fazia financiamentos , nos disse que não aprovaria crédito para Pastores pois a maioria não pagava. Isso é algo terrível! Pois o testemunho dado a este homem provavelmente o afastaria cada vez mais da Igreja. Em nossa Igreja tenho dito, “o que Deus enxerga em nossas vidas, não é o que somos na Igreja, mas sim, o que somos em casa, no trabalho ou na escola”. Se quisermos ser reconhecidos como servos de Deus verdadeiros temos que ser exemplo em todos os lugares.

É muito comum, ao conversarmos com alguns amigos sobre determinadas pessoas, ouvirmos a seguinte frase, “… ele é uma ótima pessoa, sincera, espiritual, MAS…!!!”, por mais que as pessoas tenham inúmeras qualidades agradáveis, sempre encontramos algo que as desclassifique, em relação ao seu caráter, não podemos aceitar mais isso em nossas vidas, temos que buscar sermos irrepreensíveis diante do Senhor, não podemos aceitar que aquilo que achamos ser pequenas falhas, destruam nossas vidas. Temos que buscar viver de uma forma tal que as pessoas, convertidas ou não, ao olharem nossas vidas enxerguem Jesus, e não erros.

O que satanás mais gosta, é poder nos acusar de nossos erros, por isso temos que vigiar, para que o inimigo não leve vantagem sobre nossas vidas.

“… diante Dele…”.

Como é bom quando podemos nos sentir amados! Neste trecho de Efésios 1:4, Deus revela seu grande amor por nós e seu desejo de vivermos em comunhão.

Em Gênesis a palavra nos mostra que Deus vinha conversar com Adão e Eva todos os dias na viração do dia. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e o colocou no Jardim do Éden, um local totalmente estruturado para que o homem tivesse plena comunhão com Deus. Desde o início da criação este era um propósito de Deus, mas por causa do pecado houve separação entre Deus e o homem, o espírito do homem ficou como morto, estava bloqueado o acesso que levava o homem à plena comunhão com Deus. A queda do homem não era um propósito de Deus, ele sabia que isso iria acontecer pois Ele ´ onisciente, mas este não era o seu desejo, em Efésios 1:6 nos ensina que fomos criados “para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”.

Através deste texto podemos ter a compreensão de que Deus nunca se afastou do homem, mas o homem através do pecado se afastou de Deus, Ele não se afasta de nós, mas o pecado nos afasta de Dele e quem comete o pecado somos nós, e não Deus.

Voltando a Efésios 1:4 lembramos que Deus nos elegeu (escolheu) para sermos santos e irrepreensíveis DIANTE DELE em amor. Por causa do pecado o homem ficou separado do Senhor, mas o Senhor Jesus veio para restaurar esta comunhão, a palavra de Deus nos ensina em Hebreus 10:19-20 “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne”.

Quando Jesus morreu na cruz o véu que separava foi rasgado de cima a baixo, abrindo este novo e vivo caminho para o santíssimo lugar, ou seja, lugar de plena comunhão com Deus.

A morte e ressurreição de Jesus, veio restaurar em nós, o propósito de Deus de vivermos em comunhão com Ele, hoje o lugar de comunhão não é mais o Jardim do Éden, não está mais escondido atrás de um véu, o lugar de comunhão é o nosso próprio corpo, pois a palavra nos ensina que nosso corpo é templo do Espírito Santo de Deus.

Deus te escolheu para viver diante dele, esta é uma expectativa de Deus em relação a você, este caminho já está aberto, basta você querer entrar por este novo e vivo caminho.

O Senhor tem esperado por você, não deixe que o pecado continue afastando sua vida, dos propósitos de Deus.

Desfrute da plena e maravilhosa comunhão com Deus a qual você tem direito conquistado em Cristo Jesus.

“… em amor”.

Como é difícil compreender e viver o amor de Deus. É extremamente complicado para muitos entender que quando Deus fala em amor, esta falando de algo muito maior do que gostar ou admirar, o amor de Deus é o mor Ágape um amor sacrifical que se entrega completamente por aquele a quem se ama. É este amor que foi demonstrado pelo Senhor em João 3:16 “Por que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna”.

Em Efésios 1:4 diz ”Para sermos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor”, ou seja, Deus tem um propósito a ser cumprido em sua vida, há uma expectativa de Deus em relação a você, mas tudo isso só será concretizado se você o amar com o amor ágape, ou seja é preciso que você entregue a sua vida completamente a Deus para que Ele possa realizar sua grandiosa obra em sua vida. O Senhor nunca vai obrigá-lo a realizar suas vontades, nunca te forçará a cumprir algum ensino de sua palavra, Ele não se intromete em sua vida, você é que a entrega em suas mãos e diz “faça a sua vontade em mim Senhor”.

Ele não deseja que seja santo, irrepreensível, ou viva diante dele se não for por amor, seria impossível, pois Deus é amor, Ele está aguardando você se posicionar, para que esta expectativa que Ele tem a seu respeito, se cumpra.

Por isso coloque todas as áreas de sua vida nas mãos do Senhor, que a sua vontade seja a vontade do Senhor, que seus pensamentos sejam os do Senhor, e que Efésios 1:6 se cumpra em nós e o nome do Senhor seja tremendamente glorificado e louvado através de nossas vidas.

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar