top
Estudos Sede Santos

Sede Santos

Só podemos vencer a mentira falando a verdade e só podemos vencer o pecado através da Santificação.

A palavra Santificação significa “separação”. Ser Santo é ser separado e não viver uma vida de pecado!

Em 1 Pedro 1:15-16, o Apóstolo Pedro diz: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

O texto a qual Apóstolo Pedro se refere está em levítico 11: 44-45 A Qual o próprio Deus diz ao povo de Israel: “Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra; Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.”

No texto acima, o próprio Deus nos diz que é possível viver uma vida de santificação. Deus não nos faz um pedido a qual somos incapazes de viver, embora Deus seja santidade ao extremo, compreende as nossas limitações como seres humanos, não exigindo de nós as mesmas condições, devido nossas limitações.

Nós, por natureza, somos pecadores e não estamos livres de pecar, porém a palavra nos ensina que conseguimos negar o pecado e escolher viver de maneira separada.

Parece ser um desafio impossível, afinal vivemos em um mundo que a cada dia tenta nos impor conceitos, crenças, regras, filosofias e nos diz que se não andarmos de acordo com suas “tendências” não seremos aceitos ou não teremos sucesso mediante nossas buscas e realizações pessoais.

O Apóstolo João nos ensina e nos adverte a respeito do amor pelo mundo, em 1° João 1: 15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

Ou seja, o mundo está recheado de coisas aparentemente boas, a qual nos atrai, porém, os seus caminhos sempre levam á perdição e precisamos ter cuidado quanto ás nossas escolhas.

Mas a pergunta que ressoa em nossa mente… Como buscar a santificação se somos pecadores o tempo todo?????

Jesus se ofereceu como sacrifício vivo por nossos pecados e nos deu acesso direto ao Pai. Assim quando pecamos podemos pedir perdão ao Pai, e obter a remissão de nossos pecados. 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”.

Jesus nos ensina que a palavra de Deus nos purifica:  João 15:3 “ Vós já estais limpo, pela Palavra que vos falo”,

Então quanto mais nos dedicamos a ler e a entender a palavra de Deus, passamos a viver de acordo com seus ensinamentos.

Uma vida de oração nos aproxima intimamente á Deus. Quando aprendemos que podemos falar com o Pai e que somos ouvidos, estabelecemos um diálogo a qual entendemos sua vontade sobre nós, e este é o poder que opera em nós para a santificação. Tiago fala em sua epístola (Cap 5: 13-20), sobre a oração de Fé, e quero destacar o versículo 16 – parte b, a qual Diz: “A Oração do justo pode muito em seus efeitos”. Creio que um dos efeitos da oração é a santificação, pois é através da oração que o Espirito Santo nos constrange á reconhecer a nossa natureza pecaminosa e que precisamos nos achegar ao Pai.

O jejum também é importante para uma vida de santificação. Há situações em nossas vidas que apenas conseguimos vencer quando “matamos” a nossa carne, e abrimos mão do que nos afasta de uma vida plena com Deus.

Embora não seja fácil, buscar a santificação nos leva a uma intimidade plena com Deus, aonde passamos a entender a dimensão de seu amor, e isso nos leva a viver como filhos, e a vencer os desafios deste mundo, afinal Sem santificação ninguém verá a Deus (Hebreus 12:14)

Para finalizar quero deixar as Palavras de Jesus que se encontra em Mateus 5 13- 16: “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”

O resultado da santificação é uma vida que brilha através da Gloria de Deus, a qual é manifestada e não pode ser de modo algum apagada! O brilho de Deus em nossas vidas é o que transforma a realidade daqueles que nos cercam, em uma nova vida em Cristo Jesus.

Priscilla B. Malves

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar