top
Estudos As três faces de um adorador

As três faces de um adorador

1. Face

O ser humano têm uma tendência a criar suas próprias doutrinas, fazendo com que os ensinamentos da palavra de Deus percam o seu valor, sabemos que isso não agrada ao Senhor pois a sua vontade é que vivamos segundo a verdade, que é a sua palavra.

Nos últimos anos houve uma evolução da música no meio evangélico, o surgimento de vários grupos musicais, a aceitação de ritmos variados dentro da Igreja e até mesmo a aceitação da música evangélica pelo povo como um todo, fez com que surgissem várias teorias sobre adoração, mas eram teorias baseadas em idéias e sentimentos próprios, sem base na palavra de Deus, cada ministério interpretava da forma que bem entendesse, o que dava um ar de disputa entre ministérios, a respeito de quem entenderia melhor sobre o assunto.

Isto faz com que fique bem claro a necessidade de estudarmos sobre este assunto tão polêmico, para entendermos a visão de Deus a respeito do assunto.

Dentro da palavra de Deus encontramos alguns significados básicos para adoração, vamos estar estudando três destes, o que vamos chamar de “As três faces de um adorador”.

A palavra de Deus nos ensina em João 4:23 “O Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade, sendo assim entendemos que se ele está procurando os verdadeiros é que existem também os falsos, aqueles que não seguem a palavra de Deus e tentam demonstrar aquilo que não vivem o que é abominável aos olhos do Senhor.

O primeiro ponto que vamos estudar, está no livro de Mateus 4:10 Então Jesus lhe disse: Vai-te satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Em outras traduções, o verbo “servirás” é trocado por adorarás ou darás culto, esta última é a mais correta tradução para este texto, este é um ponto que diferencia um verdadeiro de um falso adorador, pois cultuar é dar toda a atenção a algo ou alguém, cultuar ao Senhor é ter a sua vida totalmente focalizada em Deus, estar com Ele, andar com Ele, pensar como Ele em todo o momento, tê-lo como atração principal da sua vida, dedicar a sua vida para o Senhor, cultuar não é só na Igreja mas sim em todo o tempo e lugar.

Existe uma falsa concepção a respeito de cultuar ao Senhor, como se o culto se limitasse às 4 paredes da Igreja ou somente quando há um número maior de irmãos reunidos, então muitos vivem uma vida de falsidade pois aquilo que tentam demonstrar na Igreja não é o que estão vivendo no íntimo, e muito menos no lar, mas o Senhor não está buscando aparência e sim vida santa, portanto o culto ao Senhor começa no seu interior, no testemunho da sua vida, cultuar ao Senhor é permanecer com Ele e amá-lo acima de todas as coisas. Uma das faces de um adorador é o culto ao Senhor.

2. Face

Aprenderemos sobre o segundo ponto do estudo “As três faces de um adorador” que esta no livro Lucas 1:74… de conceder-nos que libertados da mão de nossos inimigos o adorássemos sem temor. No original a tradução mais correta para o verbo adorássemos neste texto seria servíssemos.

Isto nos mostra que adoração está totalmente ligada à serviço, ou seja uma das principais características de um adorador é o serviço ao Senhor, é impossível ser adorador se não for servo, agora temos que entender que servo é aquele que faz o que o seu Senhor manda, sem reclamar ou murmurar.

Hoje em dia as igrejas em geral, têm buscado mais status do que ao Senhor, ou seja, estão tentando substituir a glória que pertence ao Senhor para o homem, este espírito de rebelião e orgulho tem destruído as vidas.

O que precisa entrar na cabeça das pessoas é que adoração é serviço e serviço requer humildade”, percebemos este problema na vida de músicos dentro da Igreja, instrumentistas ou cantores, o inimigo coloca em suas cabeças que sua função é cantar ou tocar então quando o líder do ministério pede para alguém limpar os instrumentos, carregar caixas, pintar a igreja e etc… a sua resposta é, eu não posso pois EU SOU do louvor!!!. Eu te pergunto, será que existe um céu separado para músicos? Ou então a resposta é pior ainda, “eu não posso pois EU SOU levita!!!”. Isso já demonstra uma tremenda falta de conhecimento da palavra pois levita não se refere apenas à músicos mas a todos aqueles que servem na casa do Senhor. O que demonstra que se você é faxineiro ou guitarrista da igreja, para Deus você tem o mesmo valor.

Então meus queridos se vocês desejam ser reconhecidos por Deus como verdadeiros adoradores vejam como estão suas vidas no que se refere à serviço, muitos músicos acham que se não tocarem ou cantarem não haverá adora&ccedilão na casa de Deus, eu costumo dizer que adoração não depende de pessoas mas sim de vidas retas e corações quebrantados diante do Senhor.

3. Face

A terceira e última parte deste estudo encontramos no livro de João 4:23. Neste texto diz que o Pai procura os verdadeiros adoradores, no original esta palavra adoradores se refere àqueles que se prostram diante do Senhor, se fossemos traduzir ao pé da letra, estaria escrito que o Pai procura os verdadeiros prostradores.

Saber isto é muito importante, pois nos mostra a essência da adoração perante o Senhor, que é a humildade perante Deus.

Uma vida prostrada diante de Deus é uma vida que aceita o cumprimento de sua vontade, de seu querer soberano, e acima de tudo, uma vida que tem como princípio básico o reconhecimento da grandeza de Deus diante de nossas vidas.

Prostrar-se diante de Deus é deixá-lo tomar conta de nós, decidir sobre o nosso futuro, deixarmos de lado o nosso desejo próprio e tentarmos viver o desejo de Deus sobre nossas vidas. É achegar-se a Ele com coração quebrantado e arrependido todas as vezes que erramos, e sermos gratos diariamente pela vida que nos concedeu através de seu poder. É amarmos ao Senhor em toda e qualquer situação, é tê-lo como Pai, aceitando assim seu amor e muitas vezes sua exortação sobre nossas vidas.

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar