top
12 Dias 2019 Setembro – Dom de Sabedoria

Setembro – Dom de Sabedoria

Texto Base: I Co. 12:8

Introdução

Esse dom não pode de maneira alguma ser obtido através do estudo secundário e algum tipo de experiência e jamais será substituto do estudo e da experiência. O dom da palavra da sabedoria é sobrenatural, vem somente de Deus. Não é simplesmente “uma” palavra de sabedoria, mas “a” palavra de sabedoria. Não é somente uma palavra sobre o assunto ou situação do momento, mas a “palavra”, a resposta ou solução ou a plena vontade de Deus para a situação. A sabedoria natural e a sabedoria geral em coisas espirituais são boas e devem ser buscadas por todos conforme 1 Corintios 2:6 e Tiago 1:5, contudo, o dom da palavra de sabedoria é concedido unicamente pelo Espírito Santo.

Podemos ver esse dom atuando na vida do nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele causava admiração nas pessoas por Sua sabedoria e pelas obras poderosas (Mateus 13:54).  Na tentação de Jesus, (Lucas 4:3-14), Satanás usou o conhecimento para apanhá-Lo numa armadilha, mas Jesus usou a sabedoria divina.

A palavra da sabedoria é uma mensagem de extrema sabedoria dada por alguém através do mover sobrenatural do Espírito Santo, quando este se move livremente através do homem. Não é nada do que você vê corriqueiramente nas pregações atuais, mas uma palavra que vem carregada de vida, autoridade e poder, conforme falava Jesus.

Um excelente exemplo é o texto de Mateus 4:5-7, veja:

“Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus”.  Veja que o próprio diabo usou a palavra escrita para tentar Jesus (e ele ainda faz isso hoje em dia). Nem tudo que se diz palavra ‘de Deus’ procede legitimamente de Deus. Mas o Senhor não se deixou enganar, nem mesmo pelas escrituras. Ele voltou a citar a palavra, movido pelo Espírito: “Também está escrito”.

É importante entender que a palavra, como letra apenas, de nada serve. Se mesmo o diabo a utilizou para tentar o Senhor Jesus, porque ele não a usará nos nossos dias? Esta é a base da maioria das ofensas e equívocos cristãos, pois muito do que se vê não se baseia no mover do Espírito.

Objetivo do Dom da Palavra de Sabedoria

Na prática, este dom é um dos mais agudos de todos e opera poderosamente quando o Senhor o concede a alguém. O primeiro ponto que devemos entender é que este dom não se trata de orar em línguas ou nenhum tipo de manifestação espiritual atípica. Na prática este dom tende a ser um discurso normal, mas que vem cheio de sabedoria e da realidade do Espírito Santo.

São palavras que, aparentemente, são normais, mas que movem o nosso interior. Atos 2:37. Este versículo trata do primeiro discurso de Pedro, que se levantou cheio do Espírito Santo no dia de pentecoste. Veja que suas palavras causaram grande incômodo naqueles homens, de tal modo que buscavam direcionamento após as palavras de Pedro.

Como vemos nos discursos de Pedro, Estevão e Paulo, este dom tem o poder de destruir as fortalezas que o diabo planta na mente de religiosos e incrédulos, para os enganar. Há muita confusão acerca de doutrinas e da sabedoria do Senhor, mas quando alguém ergue a voz movido pelo Espírito, o Senhor corrige todas as coisas, pois o Espírito Santo, Ele mesmo se encarrega de esclarecer todas as coisas.

Conclusão

Vivemos em tempo de apostasia tal qual não houve na história. Hoje o evangelho é ofertado de acordo com a necessidade que alguém possui. Quando os problemas são resolvidos, então seguimos nossa vida despreocupadamente.

Mas devemos erguer a nossa voz como trombeta! Estevão, cheio do Espírito, discutia de tal modo com os helenistas (Atos 6 e 7), que foi apedrejado e morreu vendo o Senhor à direita de Deus! Estes helenistas não podiam suportar as palavras de Estevão tamanha era a sabedoria e poder que fluía dele. Assim como Estevão devemos ser. Cheios de poder, fé e intrepidez para, se necessário for, arguir com quem quer que seja acerca da veracidade e da verdade do Senhor.

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar