top
12 Dias 2019 Maio – Dom da Profecia

Maio – Dom da Profecia

Texto Base: I Co 12; Rm 12; Ef 4;

Texto Auxiliar:  I Co 14;  Hb 2:4; I Pe 4:10; I Jo 4:1; I Ts 5:21-22;

INTRODUÇÃO

  1. Os dons são uma das formas que o Espírito Santo utiliza para se manifestar através dos filhos de Deus (I Co 12:7). Essas  manifestações servem para a edificação e santificação da igreja de Cristo.
  1. As manifestações do Espírito dão-se de acordo com a vontade do Espírito, ao surgir a necessidade e também conforme a busca do cristão pelos dons (I Co 12:11; Hb 2:4).
  1. Alguns dons podem operar com certa frequência em um cristão, e outro pode ser usado com mais de um dom, dependendo da necessidade que o Espírito Santo encontrar. O importante é que nós desejemos  os DONS, e não apenas um específico.
  1. É totalmente errado e antibíblico se pensar que quem tem um dom mais visível é “mais santo” ou “mais espiritual” do que aquele que tem o dom menos visível (mais interiorizado). Como também é totalmente errado pensar que, pela pessoa ter um DOM, Deus aprova tudo o que ela faz ou ensina. Não podemos confundir os dons do Espírito Santo com o Fruto do Espírito Santo, que se relaciona diretamente com o caráter do e a santificação do cristão.
  1. Os dons concedidos não são para o nosso próprio deleite, mas sim para SERVIR UNS AOS OUTROS.

“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” I Pe 4:10

  1. DOM DE PROFECIA
    1. O que é?

É o dom que capacita o cristão a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob o impulso do Espírito Santo, não se tratando de uma palavra ou sermão previamente preparada, mas sim algo que o Espírito concede no momento.

NÃO CONFUNDIR COM O MINISTÉRIO PROFÉTICO

O ministério profético mencionado em Ef 4:11 dirige-se a apenas alguns que Deus tem separado para esse chamado. Porém o DOM DE PROFECIA está disponível a todos que o Espírito Santo desejar.

Profetizar não é primariamente predizer o futuro, mas proclamar a vontade de Deus, exortar e levar o seu povo a retidão, a fidelidade e a paciência.

  1. Como ele age?

A mensagem profética pode desmascarar a condição do coração de uma pessoa.

“Os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós”
I Co 14:25

Ou prover edificação, exortação, consolo, advertência e julgamento.

  1. CUIDADOS QUE SE DEVE TER

Não devemos ter a mensagem profética como infalível, pois a própria bíblia nos adverte que haverão muitos falsos profetas:

“Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” I Jo 4:1

Portanto, toda e qualquer profecia deve ser julgada quanto a sua autenticidade e conteúdo:

“Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem” I Ts 5:21-22

Como devemos examinar?
1- Ela deverá enquadrar-se na Palavra de Deus (I Jo 4:1)

2- Ela deverá contribuir para a santidade de vida dos ouvintes

3- Ela deverá ser transmitida por alguém que de fato vive submisso e obediente a Cristo.

CONCLUSÃO

O Dom de Profecia é usado para instruir mediante a situação atual, ou seja, através do momento atual, Deus nos revela o que poderá acontecer se não houver uma mudança. O Dom da Profecia se fala do PRESENTE para o FUTURO.

O Ap. João é um exemplo de um não profeta sendo usado através do DOM DA PROFECIA. João escreveu 5 livros: o Evangelho de João, as epistolas de I, II e III João e o livro profético do Apocalipse.

Na época que João escreveu o livro de Apocalipse as autoridades romanas começavam a impor a adoração ao imperador Domiciano, o qual exigiu que todos os seus suditos o chamassem de “Senhor e Deus”. O decreto do imperador originou um confronto entre os que se dispunham a adorá-lo e os verdadeiros cristãos que confessavam que somente Jesus era o “Senhor e Deus”. Com isso, esses cristãos enfrentavam crescente perseguição e mesmo o martírio (Ap 2:13; 6:9). O próprio Ap João foi exilado na ilha de Patmos por causa de suas atividades de missionário cristão, e os crentes são avisados da oposição e da opressão vindouras, e João escreve para encorajar os crentes a permanecer firmes nos dias de tentação que estão por vir.

Hoje é o dia que o Senhor determinou para que fôssemos ativados no DOM DA PROFECIA, pois estamos vivendo tempos onde Deus Pai procura por filhos que não desejam mais ser apenas espectadores do mover de Deus sobre essa geração, mas sim PARTICIPANTES!

Como o profeta Joel profetizou:

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28

Cultos

Sábados às 20h00
Domingos às 19h00

Como Chegar